segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Os índios do nordeste



Muitas pessoas questionam a existência dos índios no nordeste, seus modos de vida, e sua participação na cultura não índia, por meio deste documento que vai contar um pouco da cultura indígena dentro do nosso Brasil, terra sagrada considerada por todos com um país de grande diversidade cultural, no período do descobrimento assim como é ensinado nas escolas de toda região brasileira, mostra uma história totalmente contraditória com a sua versão. No período do descobrimento assim como é ensinado em 1500.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil uma terrar de diversas espécies de animais exóticos, jamais vistas por eles se depararam com um povo já existente, os índios, que por sua vez nativos e selvagens assim classificados por eles, tentaram empregar seu sistema de catolicismo com a ideia de salvar as almas ali existentes, não sabendo eles que Deus apareceu de várias formas para diferentes, para diferentes pessoas, e para o índio que é uma religião espirita, que acredita em várias manifestações divinas por meios de elementos da natureza, e com seus poucos conhecimentos de diferentes culturas o homem branco tentou por muitas vezes implantar esses sistema religiosos, acolhidos por alguns e ignorados por outros, depois destes acontecimentos, os índios donos de suas próprias terras por questões de perseguição, tiveram de se afugentar e se dividir em grupos espalhados por todo Brasil, vivendo como nosso Deus nos ofertou, cada um mantendo seus costumes, mais a influência das pessoas não índias ainda assim altera seus comportamentos dentro da sociedade, por exemplo: se o índio sair de seu território, e não anda como as demais pessoas não índias, são descriminados como os negros em 1880, o deputado de Pernambuco Joaquim Nabuco, lutou para quebrar essa visão contra as pessoas que deveriam ter um máximo de respeito perante a sociedade.

Felizmente para alguns estudiosos defendem a ideia que os jesuítas tiveram uma boa parte de culpa na desconstrução da cultura, mesmo assim, como foi citada divisão dos povos donos do Brasil, o índio hoje luta por um espaço dentro de sua terra, terras essas invadidas por proletariados e investidas muitas com mão de obra de índios e negros. Tentando sobreviver do que ainda resta da natureza o índio pede socorro há órgãos não governamentais e pessoas que se depõem a prestarem o mínimo de justiça a esses seres nativos. Desde 1910, foi preciso o Estado criar o sistema de proteção do índio o SPI que fora substituído pela Fundação Nacional do índio (FUNAI), um  órgão de proteção e assistência aos indígenas, que se responsabilizou pela mediação entre o resto das nações. Faça sua parte ajude a preservar a cultura de nosso pais protegendo os seres e agindo com igualdade, deixando que diversas culturas existentes em nosso país se mantenha viva.

 

Autor: Douglas Matias Pontes

(TAWAN KARIRI-XOCÓ)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RETOMADA DAS TERRAS INDÍGENAS NO NORDESTE


Desde muito tempo, como estudamos no processo histórico do Brasil a participação da cultura indígena presente dentro da evolução cultural, os índios Kariris-Xocós, com seus costumes, crenças e identidade fortemente conhecida não só no nordeste mais em outros estados. Pela transformação cultural, é necessário conhecer o índio de hoje para entender o processo de evolução dentro da comunidade. Situado nas proximidades do rio São Francisco, no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas, existe um povo que luta por seus interesses e para não deixar morrer um dos mias importantes nomes do nordeste dentro da cultura, os povos indígenas do nordeste, muitos são às vezes descriminados por seu modo de vida. A grande maioria das casas é de alvenaria, e seu costume um tanto diferenciado dos demais índios do Brasil. No caso do povo Kariri-Xocó, tanto pela mistura, de dois povos indígenas os Kariris e os Xocós, que se uniram no processo de invasão de territórios expulsos pelos fazendeiros de uma terra que a mãe natureza lhes ofertou, muitos serviram de escravos, e massacrados. Como já citado os índios do nordeste são um povo forte por não deixarem morrer esta cultura lutando por seus direitos, com o processo de luta, ouvisse dizer entre os nãos índios, a questão do por que os índios querem tanta terra?  A resposta é bastante óbvia para esta pergunta, pois, os índios por sua vez necessitam da natureza para uso fluir da vegetação, que vem sendo um dos problemas maiores causados pelo os desmatamentos, e queimadas dentro das áreas indígenas.

Um índio sem terra é como um navio sem um mar, não serve para nada, pois tudo que ele tira para sua sobrevivência é da natureza, por isso, a usa-se o termo “nativo” que tem por seu significado adj. Próprio do lugar onde nasce. Já entendemos um pouco da vida do índio, para compreendermos o processo de manifestações com relação às terras, pois, um povo unido sempre tem mais forças para lutar seguindo este conhecimento permanecemos mostrando de diferentes formas que os índios têm que ser tratados com, mas respeito dentro de qualquer ambiente em que ele se encontre, utilizando os meios do processo de globalização para divulgar a cultura dos indígenas dentro do Brasil.

POSTADO POR DOUGLAS MATIAS PONTES
(TAWAN KARIRI-XOCÓ)

 

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pulseiras indígenas

Mais uma vez a associação de Jovens Produtores Indígenas Kariri-Xocó produziu uma aula diferenciada dentro da aldeia na Escola Pajé Francisco Queiroz Suíra uma aula de cultura ajudando os alunos a produzirem suas matérias de confecção artesanal valorizando nossa cultura através do futuro de nossa comunidade com o apoio dos educadores junto com o corpo da associação podem realizar as atividades dentro da escola.
o tema dessa aula foi sobre confecção de pulseiras desde o processo da tirada da semente até o acabamento ou pontos final as crianças interagiram bastante com o pessoal da associação é realizado todo um processo de prepara mento para que seja passado de forma bem clara todo conteúdo aplicado pela associação... Confira algumas fotos deste trabalho.




quinta-feira, 23 de maio de 2013

I ENCONTRO DE SAÚDE DA JUVENTUDE INDÍGENA NHENETY KORÃ

NO DIA 22 DE MAIO QUARTA FEIRA A SAÚDE INDÍGENA CONVIDOU PARA UM ENCONTRO DE JOVENS ÍNDIOS DE VÁRIAS ALDEIAS DO NORDESTE PARA QUE SEJA DISCUTIDO POSSÍVEIS IDEIAS DE MELHORIAS NA ÁREA DE SAÚDE ÍNDIOS DE KARIRI-XOCÓ, XOCOS, XUCURU-KARIRI, GERINPANKÓ, ACONÃ, KARAPOTÓ,  KUWUPANKÁ  KATOKINN. E A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS PRODUTORES INDÍGENAS TAMBÉM FEZ PARTE, SEU REPRESENTANTE DOUGLAS MATIAS PONTES RESPONSÁVEL PELA PARTE DE ÁUDIO VISUAL   ESTÁ SEMANA A COMISSÃO DA ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE PROMOVEU UM ENCONTRO DE JOVES INDÍGENAS NHENETY KORÃ TRADIÇÃO E ESPERANÇA, ONDE SE ENCONTRARAM VARIOS ÍNDIOS DO NORDESTE EM MACEIÓ NO ESPAÇO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS PRODUTORES INDÍGENAS KARIRI-XOCÓ  TAMBÉM COMPARECEU AO EVENTO REALIZADO MOSTRANDO UM POUCO DE SEUS TRABALHOS REALIZADOS DENTRO DA ALDEIA COM A PARCERIA COM A ESCOLA DA ALDEIA INDÍGENA PAJÉ FRANCISCO QUEIROZ SUÍRA; UM TRABALHO QUE VISA UMA APRENDIZAGEM DIFERENTE DENTRO DA ESCOLA  UMA AULA CULTURAL PARA QUE OS ALUNOS POSSAM CRESCER SEM DEIXAR SEUS VALORES SUA IDENTIDADE CULTURAL COMO SEUS TRAÇOS SUAS DANÇAS, CANTOS E ARTESANATO PRODUZIDO PELOS PRÓPRIOS ÍNDIOS DA ALDEIA KARIRI-XOCÓ.
O EVENTO REALIZADO PÔDE  PERCEBER QUE OS JOVENS QUE SÃO A NOVA GERAÇÃO QUE VÃO LEVAR SEUS PENSAMENTOS SUAS OPINIÕES EXISTINDO DENTRO DA SOCIEDADE QUE TANTO OS REPRIMEM, PRECISAMOS CONHECER O NOVO ÍNDIO.
ALGUNS TEMAS FORAM CITADOS DENTRO DAS PALESTRAS COM DROGAS, ECO SUSTENTABILIDADE , SEXUALIDADE  E O ESPAÇO FOI ABERTO PARA QUE OS JOVENS MOSTRARAM GRANDE DISPOSIÇÃO E FORÇA DE VONTADE ESPERO QUE COMO INDÍGENA POSSA ACONTECER OUTRO ENCONTROS DE PONTOS RESPONSÁVEIS PELA AS ALDEIASCONFIRA EMBAIXO ALGUMAS FOTOS




















TEMA DA REUNIÃO DOS ENCONTRO DE JOVENS INDÍGENAS O PROBLEMA DAS DROGAS DENTRO DAS ALDEIAS, UM PONTO BASTANTE CRITICO DENTRO DA ALDEIA BUSCANDO MELHORIA COM OS JOVENS PARA QUE POSSAM TER UMA NOVA VISÃO SOBRE O TEMA ABORDADO...

terça-feira, 14 de maio de 2013

ASSOCIAÇÃO DE JOVENS PRODUTORES INDÍGENAS KARIRI-XOCÓ EXIBIÇÃO E CONFECÇÃO DE COLARES

EXIBIÇÃO E CONFECÇÃO DE ARTESANATO

A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS PRODUTORES INDÍGENAS KARIRI-XOCÓ APRESENTOU UM POUCO DAS HISTÓRIAS QUE SE PASSA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ADOTADOS PELOS ALUNOS, OS JOVENS DA ASSOCIAÇÃO DE JOVENS PRODUTORES INDÍGENAS MAIS UMA VEZ PRESENTEOU OS ALUNOS COM UMA AULA DE CONHECIMENTO PASSADO PARA OS ALUNOS A TEORIA E A PRÁTICA  DE CONFECÇÃO DE ARTESANATO ABAIXO UM POUCO ACOMPANHE AI...




































POSTADO POR DOUGLAS MATIAS PONTES (TAWAN KARIRI-XOCÓ)